Nossa História

Nossa história

Em fevereiro de 2016, após um acidente esportivo, a jovem Giuliana Cavinato teve um AVC aos 30 anos. Iniciou, assim, uma mudança radical em sua vida e de toda a família.


O longo percurso de reabilitação neurológica que acompanha esta patologia, aliado as limitações visíveis em sua evolução  foram as motivações para buscar outros caminhos e alternativas.


Passados 8 meses e angustiados com as perspectivas que se apresentavam, Giuliana e a família decidiram experimentar um método de reabilitação totalmente desconhecido no Brasil: a
Reabilitação Neurocognitiva - Perfetti, oferecida no Centro Studi “Villa Miari”, em Santorso, norte da Itália. Lá se depararam com um método que pensa e trabalha de modo absolutamente diferente ao da reabilitação tradicional.

Ali, as palavras do paciente devem ser escutadas e interpretadas com atenção plena, onde a regra é não se adaptar às limitações da patologia, e sim buscar re-aprender tudo aquilo considerado como perdido. Isto se traduziu em esperança para uma jovem com a vida toda pela frente.

Assim se estabeleceu uma conexão e envolvimento profundos. Foram 3 ciclos de terapia no Centro Studi “Villa Miari”, em torno de 6 meses ao todo. Os ganhos eram reais e duradouros e a evolução bastante nítida.

COMO COMPARTILHAR ESSA POSSIBILIDADE?

Essa pergunta os acompanharam durante todo o tempo que Giuliana seguia com sua reabilitação na Itália. Com a sua evolução surpreendente, o sonho era trazer o Método Perfetti para o Brasil, difundindo o conhecimento da Reabilitação Neurocognitiva e oferecendo a possibilidade de transformar o futuro de muitas pessoas que dificilmente teriam acesso a ele. 

Mas como? Atender pacientes implica em ter profissionais capacitados e treinados nesta especialidade. 

Então, primeiro vamos formar, para depois atender.

Assim nasceu o Instituto Avencer, em agosto de 2018. O nome foi criado por Giuliana ao batizar seu canal no YouTube.

Concretizado através da confiança do
Centro Studi di Riabilitazione Neurocognitiva “Villa Miari” pela sua Diretora Científica à época,  a Dottoressa Carla Rizzello, e pela disposição do Dr. Mauro Cracchiolo, nosso professor e Diretor Científico e de Formação - o qual  aceitou o convite de vir ao Brasil ajudar a estruturar as bases da formação e pesquisa deste projeto. Para finalizar, foi fundamental o envolvimento da fisioterapeuta, e hoje já Especialista Neurocognitiva reconhecida pela Itália, a Dra. e Mestre Mara Melo, que acompanhou Giuliana desde sua alta da UTI e se apaixonou pela Reabilitação Neurocognitiva - Método Perfetti após ver a evolução de sua paciente, aceitando o desafio de fazer parte do projeto.


LINHA DO TEMPO

1970

Perfetti começa seus estudos base do Método Perfetti - Hospital de Pisa, Itália

1986

Perfetti assume depto. Reabilitação Neurológica do Hospital de Schio, Itália

2002

Fundação Centro Studi “Villa Miari” em Santorso, Itália

Out., 2016

Giuliana, após 8 meses de AVC, inicia 1º ciclo de reabilitação no Centro Studi “Villa Miari”, Itália

Out., 2017

Inicio da formação da Dra Mara Melo, 1ª reabilitadora neurocognitiva brasileira

Ago., 2018

Fundação do Instituto Avencer com a chegada Prof. Mauro Cracchiolo

Jan., 2019

Acordo Cooperação Técnica entre o Instituto Avencer e Centro Studi “Villa Miari”

Abr., 2019

1º curso do Método Perfetti no Brasil

Fev., 2020

Mudança para nova sede do Instituto Avencer

Mai., 2020

Formação do Grupo de Estudos no Instituto Avencer

Set., 2021

Lançamento Revista Brasileira Reabilitação Neurocognitiva - formato digital

Nov., 2021

Introdução Apoio Psicológico no Instituto Avencer

Abr., 2022

Início do I Projeto Pesquisa Científica no Brasil 

Out., 2022

Formação internacional em Lima, Peru.

Share by: